Brasileiro documenta Concurso Tchaikovsky em video

Brasileiro documenta Concurso Tchaikovsky em video

O pianista clássico brasileiro John Blanch, também documentarista, está fazendo reportagens em video para o Concurso Internacional Tchaikovsky da Rússia a convite do canal on-line MediciTV.

john blanch

John Blanch

Os videos produzidos por Blanch na cobertura das provas de violoncelo são mini-documentários com cerca de três minutos de duração. O material é em inglês, com legendas em russo.

Blanch nunca aparece, está sempre por trás das câmeras. Veja um exemplo:

Acessando o canal do músico no Vimeo você tem acesso aos demais episódios.

John Blanch, 22 anos, nasceu em São Paulo, onde começou seus estudos de piano. Formou-se no Conservatório Nacional de Paris, na classe de Brigitte Engerer, Itamar Golan e Michel Dalberto.

Desde a adolescência o paulista produz videos caseiros. Em 2010, já na França, criou a série Diário do pianista, em que documentava seu cotidiano de estudante em Paris e seus concertos.

Recentemente, abriu a produtora JBlanch Productions, pela qual está produzindo o material do Concurso Tchaikovsky e também desenvolve webséries e documentários.

John Blanch é filho do produtor e apresentador de TV Otávio Mesquita, o que talvez justifique sua exposição precoce à produção profissional em video e a familiaridade com a linguagem audio-visual.

O paulista foi um dos quatro repórteres escalados pela MediciTV para documentar diariamente as provas de violoncelo da competição, que também tem seções de piano, violino e voz.

Os demais reporteres convidados pela MediciTV a documentar o dia-a-dia do concurso foram Tim Burgess, Olga Korotkaya e Sebastian Leitner.

Todas as etapas do Concurso Tchaikovsky são transmitidas na forma de webcasting pela internet. As provas finais serão amanhã, 1 de julho.  Os recitais dos vencedores de todas as categorias ocorrem dias 2 e 3 de julho.

 

Posted in Internet and tagged , , .