Filme sobre orquestra que nasceu do lixo
O documentário Landfill Harmonic, sobre a orquestra jovem que toca em instrumentos reciclados de um lixão no Paraguai, tem estreia marcada para o dia 18 de março no festival South by Southwest 2015 (SxSW), nos Estados Unidos.
Veja um trailer:
CLIQUE AQUI PARA VER A QUINTA DE BEETHOVEN
Landfill Harmonic conta a história do projeto musical e sócio-ambiental em um aterro sanitário na periferia de Assunção, capital do Paraguai, que desde 2006 oferece aulas de música com instrumentos feitos a partir de objetos logados no lixo.
O nome do filme é um trocadilho em inglês entre as palavras landfill (aterro sanitário) e philharmonic (filarmônica). A tradução em português seria Filarmônica do lixão.
O projeto começou em 2006, por inciativa do engenheiro ambiental e músico Fávio Chavez, que começou a trabalhar em projetos sociais em Cautera, lugar onde fica o lixão paraguaio. Por ser também professor de música, ele teve a ideia de oferecer classes de musicalização para os filhos dos catadores.
O desafio da total falta de recursos para conseguir instrumentos o levou a conhecer Nicolás Gomez, um habilidoso artesão de reciclagem que também mora em Cautera. Juntos, eles desenvolveram instrumentos feitos a partir dos mais variados materiais encontrados pelos catadores.
Clique aqui para ver a Orquesta Reciclados de Cautera interpretando a Sinfonia N.5, de Beethoven, em concerto ano passado na Holanda.
Integrantes da orquestra reciclada participaram de um recente clip da violinista e bailarina americana Lindsey Stirling: