Festival Música Estranha: sons inusitados em SP

Festival Música Estranha: sons inusitados em SP

Não à toa o logotipo do Festival Música Estranha – cuja segunda edição vai de 26 de novembro a 1 de dezembro, em São Paulo – remete a um ponto de interrogação.

O próprio nome do evento realizado anualmente na capital paulista desde 2013 já desperta questionamentos.

O que seria exatamente música estranha?

A produção do festival convidou dois convidados estrangeiros deste ano, o britânico Brendan Walsh e o alemão Mark Tritschler, para tentar responder (vídeos em inglês, sem legendas).

O slogan do evento dá pistas sobre seu objetivo: "Abra os ouvidos e deixe entrar".

Idealizado e dirigido por Thiago Cury, da ÁguaForte Produções, o festival se propõe a reunir as mais variadas vertentes artísticas: música clássica contemporânea, experimental, eletroacústica, folclórica, pop experimental, instalações sonoras e áudio arte.

A edição 2014 reúne artistas estrangeiros e brasileiros. Clique aqui para ver a programação completa do festival.

Entre os destaques, o concerto de abertura em parceria com a Nonclassical, da Inglaterra,  utiliza um link digital para conectar São Paulo, Londres, Toronto (com o Canadian Music Centre) e Nova York (com o compositor Brooks Frederickson).

O compositor belga Hans Beckers traz o seu projeto de paisagens sonoras "Clangdelum Cinematographica", com gravações em video e audio, além da participação do próprio artista improvisando no palco. Veja um trecho:

Outro destaque do Música Estranha é a rave de música clássica organizada por Brendan Walsh em Amsterdam. A primeira edição internacional do inusitado evento será em São Paulo, no sábado, 29 de novembro.

Este clip dá uma ideia do que esperar da rave:

Ouça aqui nosso boletim na Rádio CBN que abordou o Festival Música Estranha 2014.

Posted in Internet.