VivaMúsica! foi uma empresa de comunicação com a missão de despertar e nutrir o interesse por música clássica no Brasil. Desenvolveu projetos editoriais nas mídias impressa, eletrônica, digital e social, utilizando canais próprios ou em parcerias.
Foi fundada pela jornalista Heloisa Fischer em 1994. Funcionou até 2015, tendo como sócios o publicitário Luiz Alfredo Moraes e a advogada Andrea d’Egmont. Empregou cerca de vinte funcionários e engajou dezenas de colaboradores. A sede era no Rio de Janeiro.
Advogou pela causa dos clássicos e ampliou sua visibilidade. Organizou a consulta que instituiu o Dia Nacional da Música Clássica em 5 de março, nascimento do compositor Villa-Lobos, e fomentou a mobilização que tornou a data oficial.
Promoveu iniciativas voltadas para a inovação, como o Bloco Feitiço do Villa no Rio de Janeiro e a turnê Democlássicos em casas noturnas de cinco cidades.
VivaMúsica! seguiu um modelo de negócios baseado na comercialização de espaços publicitários.
Aqui no site, você encontra informações sobre projetos realizados ao longo de duas décadas de atividades. Consulte os menus Edições, Áudio e Ações.
A presença de VivaMúsica! em mídias sociais deu-se prioritariamente no Facebook. A página acumulou 109.352 curtidas, a maioria delas orgânicas. Era uma plataforma importante de promoção dos conteúdos, com grande engajamento de público.
Tendo sido despublicada em 2015, o histórico de postagens na página Facebook é inacessível.
Já a conta no Twitter segue on-line, mesmo tendo sido interrompida em 2015.
VivaMúsica! alcançou centenas de milhares de pessoas em 21 anos de existência. Informou os já familiarizados com o circuito de concertos e colaborou para a formação de novas plateias.
Dirigiu-se a públicos locais, nacionais e internacionais. O site VivaMúsica! foi um dos pioneiros da internet brasileira, entrando no ar em 1995.
Organizou durante quinze anos consecutivos a única publicação brasileira dirigida a profissionais da música clássica, o Anuário VivaMúsica!, reunindo milhares de contatos e estimulando o debate de temas relevantes para o setor.
Além dos canais próprios – Agenda, Anuário, podcast e site –, VivaMúsica! estabeleceu parcerias para veiculação de conteúdos com as rádios CBN, MEC e Cultura FM de São Paulo; e também com a Linhas Aéreas TAM.
As parcerias de distribuição nacional e internacional do Anuário VivaMúsica! foram constituídas primeiro com o escritório da Unesco no Rio (2000-2005) e depois com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (2006-2015), acordos fundamentais para garantir a circulação gratuita do catálogo.
A chancela destas organizações possibilitou que catorze das quinze edições do catálogo chegassem gratuitamente às mesas de trabalho de profissionais dos clássicos no Brasil e em 49 países.