Festival traz ao Rio inovadores dos clássicos

Festival traz ao Rio inovadores dos clássicos

O Festival Rc4 tem entregado exatamente o que promete: reunir no Rio de Janeiro artistas internacionais que estão construindo novas direções para a música clássica.

Semana passada, apresentaram-se no Oi Futuro Ipanema o pianista luxemburguês Francesco Tristano (dia 16), o compositor inglês Gabriel Prokofiev e o saxofonista catalão Joan Martí-Frasquier (dia 17). No final do artigo, vídeos Vine de Tristano e Prokofiev no palco carioca.

Esta semana, será a vez do violinista suíço Etienne Abelin (dia 23) e o trio alemão Brandt Brauer Frick (dia 24).

Etienne Abelin apresentará o software Music Animation Machine, definido como "um GPS musical",  desenvolvido pelo americano Stephen Malinowski, colaborador de Björk.

Etienne convidou a pianista brasileira Kátia Balloussier para tocarem e demonstrarem juntos o software.

Veja a apresentação que o suíço fez em recente TEDx, mostrando o Music Animation Machine.

Etienne Abelin tem atividade inovadora não só no palco, mas também como empreendedor cultural.

É fundador da classYcal, start-up dedicada a promover inovações na música clássica e organizar eventos diferenciados. A noite Ynights, em casas noturnas, ganhou o prêmio "Melhor de 2013" da revista Züritipp. É fundador do Festival Apples and Olives, voltado para a música indie classical.

Além de atuar como músico solista e em grupos de câmara, Etienne já tocou em orquestra sob regência de Claudio Abbado. Ele é professor do El Sistema europeu, co-fundador da  Orquestra Jovem do Sistema Europeu e um dos fundadores do Superar Suisse.

O trio alemão Brandt Brauer Frick, que encerra a programação do Festival Rc4,  se auto-intitula "um projeto tecno de Berlim que toma por base instrumentos de música clássica".

Este video de 2010 mostra bem de onde partiu o som do grupo, aqui com mais músicos além do trio fundador.

Daniel Brandt, Jan Brauer e Paul Frick vão mostrar no Festival Rc4 instrumentos acústicos e sons eletrônicos.

Veja o Vine captado durante a apresentação de Francesco Tristano (ligue o som clicando no rodapé direito do vídeo):

E veja também o Vine captado durante a apresentação de Gabriel Prokofiev em duo com o violoncelista brasileiro Hugo Pilger (ligue o som clicando no rodapé direito do vídeo):

Ouça aqui o nosso boletim na Rádio CBN que destacou a segunda semana do Festival Rc4 e tocou Brandt Brauer Frick.

Em NY, concertos de câmara para gourmets

Em NY, concertos de câmara para gourmets

Tertulia é uma série de música de câmara feita sob medida para quem tem duas paixões na vida e quer desfrutá-las simultaneamente: gastronomia e música clássica.

Os jantares-concerto são organizados em Nova York desde 2011 e, atualmente, têm regularidade aproximadamente  quinzenal.

Cada encontro é organizado de forma a haver momentos de interação entre espectadores - quando drinks de boas-vindas e os pratos do cardápio fixo são servidos, por exemplo - e aqueles de silêncio e atenção total, quando os músicos tocam.

concerto 3
concerto papo

concertos

 

A idealizadora do projeto é uma jovem musicista e foodie americana chamada Julia Villagra, de 29 anos. Desde o ano passado, ela divide a co-curadoria dos encontros com o oboísta James Austin Smith.

organizadores

Os curadores Julia Villagra e James Austin Smith

O projeto tem página no Facebook e perfil no Twitter.

Ouça aqui nosso boletim na Rádio CBN sobre a série Tertulia em Nova York.

Veja a íntegra da execução do "Quarteto de cordas N.11", de Dvorak, pelo Dover Quartet, apresentada no boletim.