Cameron Carpenter, o reinventor

Cameron Carpenter, o reinventor

Se inovar em formatos de concertos já é algo delicado, imagine o que significa implementar novas características a um instrumento musical de tradição secular.

O jovem músico americano Cameron Carpenter encarou o desafio e conseguiu reinventar seu instrumento, o órgão de tubos.

Bem, ele não inventou um novo tipo de órgão de tubos, mas trabalhou no desenvolvimento de um órgão digital facilmente transportável que reproduz os sons dos melhores instrumentos de tubo do mundo. Algo que só se tornou possível graças à tecnologia.

Tudo começou com a frustração que o artista, hoje com 33 anos, sempre sentiu com o reduzido número de bons órgãos de tubo não apenas em seu país, mas no mundo todo.

Cameron Carpenter não se conformava com esta limitação. Ele vislumbrou a possibilidade de reinventar a relação entre organistas e seu instrumento, caso conseguisse desenvolver um órgão com a sonoridade dos tubos, mas portátil.

cameron para ia=magem do blog e slideshow

O projeto levou cerca de dez anos e foi realizado em conjunto com a empresa Marshall & Ogletree. O processo envolveu gravar sons dos órgãos de tubo favoritos de Carpenter. Com registros sonoros de diversos instrumentos, foram escolhidos os melhores sons de cada órgão.

O processo possibilitou juntar na mesma estrutura sons originários de diversos órgãos, criando um instrumento que jamais poderia ter existido em outra época que não no século 21, com toda tecnologia disponível atualmente, incluindo um sistema de amplificação de alta potência. O site do artista traz as especificações técnicas.

Denominado International Touring Organ (algo como "Órgão Que Excursiona Pelo Mundo"), o instrumento fez sua turnê de estreia em março. O concerto inaugural foi no Alice Tully Hall de Nova York.

Veja o registro fotográfico daquela noite, desde a chegada ao local, a montagem, os ensaios e o momento em que o novo órgão foi apresentado ao público.

March-9-E March-9-G March-9-O March-9-R March-9-ZC March-9-ZE March-9-ZG March-9-ZV

 

O crítico do New York Times, Anthony Tommasini, adorou o som do instrumento.

Carpenter aproveita a turnê internacional 2014 para apresentar sua criação tecnológica e também lançar  o CD "If you could read my mind", já gravado nela.

Além de instrumentista e inventor, Cameron Carpenter é um ótimo comunicador. Veja sua participação na série de concertos da Filarmônica de Berlim voltada a famílias, explicando seu instrumento (legendas em inglês):

 

Posted in Inovação and tagged , .